CAMPEONATO PARANAENSE DE CANOAGEM SLALOM e SLALOM EXTREMO

JOGOS DE AVENTURA E NATUREZA

CAMPEONATO BRASILEIRO DE CANOAGEM SLALOM EXTREMO

A pacata Cidade de Tomazina fez o evento teste da sua mais nova pista semiartificial de Canoagem Slalom nos dias 17 a 19 de dezembro de 2021, no Parque das Corredeiras, onde recebeu cerca de 100 atletas das Cidades de Foz do Iguaçu, Tibagi, Tomazina, Brotas e Guararema.

Graças à parceria sempre muito intensa entre a Federação Paranaense de Canoagem, Confederação Brasileira de Canoagem e o Governo do Estado do Paraná, através da Paraná Esporte, que é a grande responsável pela otimização de eventos de canoagem no Estado do Paraná, os principais atletas da modalidade no Brasil conseguiram fechar o ano com mais um evento olímpico que poderá proporcionar aos melhores resultados suas respectivas bolsas atletas para o ano de 2022.

A Prefeitura Municipal de Tomazina, através de toda a Equipe do Prefeito Flávio Zan, não mediu esforços para, em um esforço descomunal, deixar o mais próximo possível das condições ideais o novo canal realizado com verba do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, cujas barreiras de gabiões alinham a corrente para criar profundidade e velocidade, porém, sem prejudicar a vazão normal no restante do leito do rio que permanece com água sempre.

Segundo o Prefeito Flávio: “Esse é apenas o evento teste do Canal, a grande inauguração de todo o complexo, e aí sim com mais um evento de Canoagem, Vôlei de Areia, Handbeach e outras disciplinas, vamos fazer no mês de fevereiro abrindo o Calendário da Canoagem Nacional e Paranaense. Vamos continuar adequando o Canal para que os nossos atletas locais consigam um bom nível técnico para um dia representarem o Brasil em eventos internacionais, como muitos daqui já o fizeram no passado. Além disso queremos que os demais atletas que venham nos visitar, saiam daqui também sempre satisfeitos com a pista”.

Para o treinador da ATOCA – Associação Tomazinense de Canoagem, João Emerson dos Santos, popularmente conhecido como Pantera, a nova pista de canoagem é um grande presente e será a mais importante ferramenta de desenvolvimento técnico dos seus atletas:

“Este canal era o que precisávamos para crescer tecnicamente, ter condições de trabalhar com as balizas da mesma forma que os principais centros do Brasil e do mundo fazem. Com esse canal no quintal dos atletas, no centro da Cidade, com os pais e a prefeitura apoiando da forma que estão atualmente, tenho certeza absoluta que estaremos entre os três principais Clubes do Brasil no próximo ano e nossos juniores entre os melhores do ranking nacional tanto no masculino como no feminino. Claro que o investimento na pista não pode ser comparado aos grandes canais do mundo, porém, com pouco dinheiro e  mesmo não sendo tão forte para o alto rendimento, é simplesmente perfeito para a iniciação e trabalho de técnicas avançadas. Trata-se de um verdadeiro avanço de mentalidade para construções de novas pistas de Canoagem Slalom para todo o Brasil”.

André Luiz de Paula, atleta de Canoagem Slalom Extremo e Treinador da Escola de Canoagem da cidade vizinha de Tibagi, que também ganhou uma nova pista de canoagem e que será inaugurada em 2022, era um dos mais entusiastas com o Canal de Tomazina:

“A Prefeitura de Tomazina está de parabéns pela infraestrutura que montou nesse local belíssimo, ainda mais perto da nossa Cidade (120 km). A ATOCA ganhou uma sede muito bonita e um bom canal de canoagem para desenvolvimento da molecada. O Paraná já domina o cenário da Canoagem Slalom no Brasil há muitos anos e agora com esses dois novos canais, vai ficar cada vez mais difícil para os demais estados concorrentes. Estou muito feliz pelo que vi e só tenho a agradecer o Governo do Paraná e Federação Paranaense por ter conseguido autorização da CBCa para transformar esse evento também como prova nacional e assim possibilitar que meninos e meninas juniores e seniores possam pleitear uma Bolsa Atleta através dessa nova modalidade olímpica que é a Canoagem Slalom Extremo”.

Resultados

TOMAZINA- Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom Extremo – Quartas – Semis e finais – ok

TOMAZINA-Campeonato Paranaense – 2 Divisao

TOMAZINA-1aDIVISÃO-Campeonato Paranaense Canoagem Slalom

TOMAZINA-Campeonato Paranaense – Cross

TOMAZINA- CLUBES-Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom Extremo

TOMAZINA-GERAL CLUBES -Campeonato Paranaense