Confederação Brasileira de Canoagem Itaipu BinacionalLei de Incentivo ao Esporte BNDES Federação Paranaense de Canaogem Equipe Permanente de Canoagem Slalom

Notícia

Começou

05/01/2012

 

A Confederação Brasileira de Canoagem e Federação Paranaense de Canoagem através da Lei de Incentivo Fiscal, aprovou junto ao Ministério do Esporte o projeto Equipe Permanente de Canoagem Slalom, com a participação de 16 atletas e uma comissão técnica composta pelo treinador italiano Ettore Ivaldi, treinador espanhol Guillermo Diez-Canedo e os auxiliares Antonio Alves dos Santos e Janice Estela e Felipe Júnior Santana.

O grande patrocinador desse Projeto será o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES que arcará com o valor de R$ 2.344.000,00 que é quase o mesmo montante do orçamento da Lei Agnelo Piva, repassado pelo COB à CBCa para ser utilizado em toda a Canoagem Nacional.
Apesar de ser uma verba bastante significativa e realmente importante para se pensar em bons resultados nos Jogos Olímpicos Rio2016, ainda está longe dos investimentos das principais potências olímpicas, como destacou o superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Gonçalves Dias Rodrigues:
“A Canoagem Slalom do Brasil pode ser marcada por duas fases, uma antes desse projeto onde o Brasil sempre figurou como apenas mais um País participante nos eventos internacionais e outra após o BNDES dar condições para que a representação brasileira possa alcançar patamares antes inimagináveis. Lógico que esse projeto é apenas um bom começo e com valores que realmente impressiona, porém é de se ressaltar que dentro da realidade mundial a França conta hoje com um orçamento de 10 milhões de euros, a Alemanha com 13 milhões de euros, ou seja, os valores disponibilizados através da Lei de Incentivo Fiscal são desproporcionais para a realidade nacional, porém dentro de um contexto universal, ainda estamos bastante longe das principais potências”.
Muito embora o BNDES já tenha depositado a primeira parcela em dezembro passado, a Federação Paranaense ainda está impedida de utilizar o auxílio financeiro, em virtude da ausência da liberação por parte do Ministério do Esporte. Dessa forma, a CBCa, com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, viu-se obrigada a investir na Equipe Permanente na Cidade de Foz do Iguaçu, desde o mês de dezembro de 2011, para que o sonho da vaga para os Jogos Olímpicos de Londres não sucumbisse.
Neste dia 05 de janeiro, porém, todos os atletas se juntaram em Foz para iniciar os treinos específicos visando o Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom, que será realizado de 09 a 11 de março e servirá como seletiva olímpica do continente americano.
O primeiro atleta a chegar em Foz foi o piracicabano Rafael Augusto de Souza que veio acompanhado de seu pai e chegou bastante motivado para buscar a vaga para os Jogos Olímpicos e também para o Campeonato Mundial Júnior deste ano:
“O meu objetivo maior é a participação no Campeonato Mundial Júnior nos Estados Unidos neste ano. Isso está dentro das minhas reais possibilidades, mas lógico que também vou batalhar duro para uma vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, mas aí sei que se trata de um sonho extremamente difícil de acontecer, mas se os adversários bobearem, estou dentro”.
A equipe terá suporte de médico, dentista, psicólogo, nutricionista, fisiologista e fisioterapeuta que farão o acompanhamento de todos os atletas até os Jogos Olímpicos Rio2016, quando então estes jovens atletas estarão aptos a buscar o ouro olímpico.
Escritório:
Av Pedro Basso, 700 CEP: 85863-756
Bairro: Alto São Francisco
Foz do Iguaçu - Paraná
Telefone: +55 45 3027 2052