Confederação Brasileira de Canoagem Itaipu BinacionalLei de Incentivo ao Esporte BNDES Federação Paranaense de Canaogem Equipe Permanente de Canoagem Slalom

Notícia

Seletiva no Canal Itaipu definirá quem vai brigar por vaga nos Jogos de Londres

10/02/2012

Fonte: JIE - Jornal da Itaipu Eletrônico

10/02/2012 | 16h26
 

 

 

 

 

 

 

A seletiva nacional que vai indicar os canoístas brasileiros que irão disputar as últimas vagas do continente americano para as Olimpíadas de Londres começa neste sábado (11), no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu. A seletiva, que prossegue no domingo (12) e na terça-feira (14), envolverá quatro categorias da modalidade slalom: K1 masculino (caiaque com um atleta), K1 feminino, C1 masculino (canoa com um atleta) e C2 masculino (dois atletas).

De acordo com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), os três melhores classificados na seletiva, em cada categoria, ganharão o direito de disputar o pré-olímpico, torneio que ocorrerá paralelamente ao Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom 2012, de 9 a 11 de março, também no Canal Itaipu.

 

Atleta treina no Canal Itaipu. Seletiva é o primeiro passo para conquistar a sonhada vaga olímpica.

 

Quem participa

 

A seletiva brasileira será disputada por 23 atletas, 16 deles integrantes da seleção permanente de canoagem slalom, que está treinando no Canal Itaipu desde o início de janeiro. A convocação dos canoístas para a seletiva foi feita com base na classificação no ranking nacional.

 

O superintendente da CBCa, Argos Rodrigues, explicou a seletiva é uma disputa interna e não será aberta ao público. Cada barco poderá fazer duas descidas no sábado, duas no domingo e outras duas na terça-feira, prevalecendo o melhor tempo de cada dia. A classificação para o pré-olímpico será definida pela média dos dois melhores tempos – o pior resultado dos três dias será descartado.

 

Os melhores classificados na seletiva vão disputar o pré-olímpico, dentro do Pan-Americano.

 

No sábado e no domingo, as provas serão realizadas das 14h às 17h. Na terça-feira, a disputa será das 9h às 12h. Veículos de comunicação interessados em acompanhar as provas na terça-feira de manhã – quando haverá a definição dos classificados para o pré-olímpico – deverão encaminhar nome completo dos integrantes da equipe, RG e dados do veículo para a Divisão de Imprensa (imprensa@itaipu.gov.br).

 

Preparação

 

Argos Rodrigues comentou que a vinda da seleção brasileira para treinar no Canal Itaipu foi fundamental para a preparação dos atletas. “Acho que o Brasil nunca esteve tão favorecido para uma seletiva olímpica”, afirmou.

 

A pista do Canal Itaipu é considerada uma das melhores do mundo para a prática da canoagem slalom.

 

Outro fator importante, segundo ele, foi a contratação do técnico italiano Ettore Ivaldi – que já participou como treinador das Olimpíadas de Sidney (2000), no comando da Itália, e de Atenas (2004), com a Espanha.

 

O superintendente da CBCa, no entanto, ponderou que a disputa pela vaga olímpica, dentro do Pan-Americano, será muito difícil e que os favoritos para conquistar as vagas são as equipes dos Estados Unidos e do Canadá, com tradição no esporte.

 

O técnico da seleção brasileira, o italiano Ettore Ivaldi, orienta a equipe em Foz do Iguaçu: experiência.

 

Jogos de Londres

 

De acordo com a CBCa, cerca de 60% das vagas de canoagem para os Jogos de Londres já foram definidas no Mundial da Eslováquia, realizado em setembro do ano passado. As vagas restantes (40%) serão disputadas em torneios pré-olímpicos programados para ocorrer nos cinco continentes, com o é o caso do Pan-Americano.

 

A expectativa é que o pré-olímpico no Canal Itaipu, em março, reúna cerca de 50 atletas de dez países, entre eles, os favoritos Estados Unidos e Canadá. Os canadenses já estão em Foz do Iguaçu, treinando para a competição. Os norte-americanos devem chegar no final do mês.

 

 

 

Escritório:
Av Pedro Basso, 700 CEP: 85863-756
Bairro: Alto São Francisco
Foz do Iguaçu - Paraná
Telefone: +55 45 3027 2052