
Foi por pouco, muito pouco que o Brasil não faturou neste domingo a segunda vaga na canoagem slalom para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Pedro Henrique Gonçalves, de 19 anos, perdeu por menos de um segundo a classificação olímpica durante o Campeonato Pan-Americano da modalidade, realizado neste fim de semana, na pista artificial de Foz de Iguaçu.
No sábado, Ana Sátila, de apenas 15 anos, garantiu vaga para Londres ao vencer a final do caiaque individual. Neste domingo, no entanto, a grande promessa brasileira do caiaque no masculino não conseguiu repetir o feito. Pedro precisava vencer a final para se classificar, mas foi superado pelo canadense David Ford por 0,13s. O brasileiro completou a descida em 92s70, enquanto o experiente rival fez 92s57.

- Estava descendo muito bem, mas cometi um erro na penúltima porta. Perdi para um campeão mundial, que tem 18 anos de experiência. É lógico que eu queria estar comemorando, é duro perder por 20 milésimos. Mas agora é levantar a cabeça - lamentou Pedro Henrique, sem conter as lágrimas.
O brasileiro Ricardo Martins completou o pódio, com o tempo de 93s07.