Nem bem chegaram a Foz após um longo intervalo de descanso e os 16 atletas da Equipe Permanente de Canoagem Slalom já embarcaram para um período de treinamento no bonito Parque das Laranjeiras, na Cidade gaúcha de Três Coroas, onde ficarão hospedados de 05 a 17 de fevereiro desafiando as corredeiras do Rio Paranhana.
Trata-se, na verdade, dos retornos das atividades visando o Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom, que será realizado em Union de Tula, no México, durante o período de 1 a 3 de março. A saída de Foz se deu no dia 4 de fevereiro para uma longa viagem de aproximadamente 18 horas de ônibus. O treinador Ettore Ivaldi escolheu Três Coroas por entender que é a melhor opção de treino, nos períodos em que o Canal Itaipu estiver fechado.
“Um dos melhores locais de treinamento do mundo, sem dúvida, é o Canal Itaipu, na Cidade de Foz do Iguaçu. Porém, quando o Canal estiver fechado, temos que buscar as opções mais interessantes. No momento a Cidade de Três Coroas é a que mantém e investe em um Parque muito bom e bonito para a prática da modalidade e, por esse motivo, não temos dúvidas que lá será sempre a segunda opção de treino da Equipe Permanente, até que sejam construídas novas e melhores opções no Brasil”.
Essa opção não agrada muito os atletas de Piraju, que veem nas águas do Paranapanema as melhores condições de se encontrar dificuldades técnicas, como relata o jovem atleta Pedro Henrique Gonçalves da Silva:
“Eu o Charles e o Anderson, preferíamos treinar em nossa casa, que é a Cidade da Estância Turística de Piraju. Foi lá que aprendemos a remar e acreditamos que as dificuldades técnicas do Rio Paranapanema sejam muito superiores ao do Rio Paranhana, entretanto, temos que admitir que as opções e condições de treino do Parque das Laranjeiras são melhores às condições atuais lá de Piraju, mas o que importa realmente é que vamos poder retornar aos treinamentos específicos em corredeiras, o qual todos nós já sentíamos falta”.
O período de treinamento na serra gaúcha está sendo patrocinado com recursos oriundo da Lei Agnelo/Piva.