Confederação Brasileira de Canoagem Itaipu BinacionalLei de Incentivo ao Esporte BNDES Federação Paranaense de Canaogem Equipe Permanente de Canoagem Slalom

Notícia

Confirmado... 2015 será realmente “o ano” da Canoagem Slalom brasileira.

10/02/2013
 

Neste final de semana, na Cidade de Kingston, na Jamaica, onde foi realizada a Assembleia Extraordinária da Organização Desportiva Pan-americana – ODEPA, o Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, informou a intenção de reproduzir a totalidade do programa dos Jogos Olímpicos Rio 2016, incluindo a Canoagem Slalom.

 

Segundo o Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, que esteve presente na reunião representando a Confederação Pan-americana de Canoagem - COPAC,  a aprovação foi o resultado do trabalho incansável desenvolvido ao longo de 12 anos  pela COPAC e Federação Internacional de Canoagem - FIC:

 

“Foi uma pena a Canoagem Slalom ter ficado até agora de fora do programa dos Jogos Pan-americanos. A FIC e a COPAC vem trabalhando desde o ano de 2001 para incluí-la e, após uma estratégia bem delineada destas entidades e do próprio Comitê Organizador, que se mostrou interessado em encontrar soluções para inserir todas as disciplinas previstas nos Jogos Olímpicos Rio 2016,  a modalidade terá a primeira grande oportunidade para mostrar ao povo brasileiro a sua força continental”.

 

Outra conduta acertada por parte do Comitê Organizador, na visão da COPAC e FIC, foi o desapego de que todas as modalidades são obrigadas a realizar suas competições apenas dentro das áreas limítrofes da Cidade Organizadora. Para as entidades acima, o compromisso maior da Cidade anfitriã tem que ser com o programa desportivo  e se não houver condições de desenvolver uma ou outra atividade, terá que buscar soluções e não simplesmente dizer que esta ou aquela disciplina olímpica não interessa. A Canoagem Slalom nos Jogos de Toronto será realizada em Minden, Ontário, que fica localizada a 191 km da área central dos Jogos Pan-americanos. Em Minden encontrou-se corredeiras naturais, transformando a modalidade em uma das mais baratas do evento.


Para complementar a boa notícia da inclusão da Canoagem Slalom no programa oficial dos Jogos Pan-americanos de 2015, o Comitê Organizador acaba de inserir a C1 Feminina como categoria oficial, tanto na Canoagem Slalom como na Canoagem Velocidade, C1 200m, aumentando de 16 para 18 medalhas de ouro disputadas pela Canoagem nos Jogos. 

 

Graças a eficiência e comprometimento do Comitê Organizador, o Continente Americano sai na frente novamente na Canoagem Mundial, sendo o primeiro a incluir a Canoa Feminina nas duas disciplinas olímpicas em Jogos Regionais/Continentais.

 

A expectativa da COPAC é a participação mínima de nove países na modalidade que será a última modalidade olímpica a estrear no programa dos Jogos Pan-americanos. Estes países deverão estar disputando em Toronto 2015, em 5 categorias oficiais:

 

a.      K1 Masculino

b.      K1 Feminino

c.       C1 Masculino

d.      C1 Feminino

e.      C2 Masculino

 

Para o superintendente da Canoagem Slalom da CBCa, Argos Gonçalves Dias Rodrigues, 2015 será o ano da Canoagem Slalom brasileira, pois além dos Jogos Pan-americanos, Foz do Iguaçu sediará o Campeonato Mundial Júnior e Sub 23, no mês de abril, havendo expectativas muito boas de grandes resultados:

 

“A CBCa fez o planejamento estratégico de desenvolvimento da Canoagem Slalom, prevendo os dois mais importantes eventos do Ciclo Olímpico, antes da confirmação do Pan, que eram o Campeonato Mundial Júnior e Sub 23 de 2015 e Jogos Olímpicos Rio 2016. Como apoio do BNDES, Ministério do Esporte, COB e Itaipu Binacional foi formada criteriosamente a Equipe Permanente de Canoagem Slalom que está recebendo recursos através da Lei de Incentivo Fiscal que antes eram inimagináveis. Hoje a Canoagem Slalom tem condições de afirmar que, se não houver interrupções no trabalho,  será a grande surpresa dos brasileiros nos Jogos Pan-americanos de 2015”.

 
 
Escritório:
Av Pedro Basso, 700 CEP: 85863-756
Bairro: Alto São Francisco
Foz do Iguaçu - Paraná
Telefone: +55 45 3027 2052