Confederação Brasileira de Canoagem Itaipu BinacionalLei de Incentivo ao Esporte BNDES Federação Paranaense de Canaogem Equipe Permanente de Canoagem Slalom

Notícia

Atletas da Canoagem Slalom fazem bonito no primeiro dia do Campeonato Brasileiro

19/10/2013

 

 

19/10/2013 15:57
Provas finais, neste domingo, contarão com a transmissão ao vivo no SPORTV a partir das 12 horas


Fotos: Rickardo Andrade
Texto: Fabio Canhete e Juliana Camara
Edição: Iran Schleder


Águas eletrizantes no Canal Itaipu neste sábado. O calor de 30 graus ajudou a esquentar ainda mais o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 2013 – 1a Divisão, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Os atletas fizeram a sua parte, defendendo o favoritismo. Anderson Oliveira e Charles Corrêa conseguiram o primeiro lugar na classificação para a semifinal do C2 Masculino Sênior e o iguaçuense Felipe Borges foi o melhor na C1 Masculino Sênior. No K1 Masculino Sênior, Pedro Henrique Gonçalves conseguiu mais uma vez o melhor resultado.
 
Insuperável - Ana Sátila, como sempre, mostrou seu favoritismo tanto na disputa pelo C1 e K1 Feminino Sênior. O seu tempo foi bem superior às demais competidoras, e assim a atleta optou em realizar somente uma descida na pista e descansar para a final que acontecerá amanhã.
 

ACOMPANHE AO VIVO TAMBÉM PELA INTENET
https://new.livestream.com/Itaipu/events/2475800

A canoísta olímpica, presente em Londres 2012, já é uma referência para os iniciantes. O jovem atleta João Vitor Petry, de apenas 12 anos, se tornou um fã e também um amante e praticante da Canoagem Slalom depois de assistir a classificação de Ana nas eliminatórias para as Olimpíadas de Londres que aconteceu neste mesmo local em 2012. Atualmente ele integra a equipe do Projeto Meninos do Lago apoiado pela Itaipu Binacional, com pouco mais de um ano e meio de experiência este é o seu terceiro Campeonato Brasileiro. Hoje ele conseguiu a quarta colocação no C1 Masculino Menor.


Domingo também será eletrizante -
Os atletas participaram das provas classificatórias e amanhã quem se classificou irá disputar as semifinais e a finais, a expectativa é grande, porque os vencedores nesta competição terão seus pontos dobrados.  Além disso, haverá transmissão ao vivo pela SPORTV da final a partir das 12h.

 
Estrutura Invejável - Esta edição foi considerada a melhor estrutura já apresentada para um Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, de acordo com Argos Gonçalves, Superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), isso é uma prova do bom momento vivido pela Canoagem Brasileira que conta com um apoio muito importante do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Social. O evento contou com a participação de 97 embarcações inscritas e uma forte presença de delegações do Paraná e também de São Paulo.
 
O encontro de gerações – Um dos nomes históricos da Canoagem Slalom, o atleta olímpico Gustavo Selback participante das edições dos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e Atlanta (1996) e também 20 vezes campeão do Campeonato Brasileiro, participou da competição dentro das águas, mas sofreu muito como torcedor. O pequeno Gustavo Selback Júnior, seu filho de 12 anos, competiu na C1 Masculino Júnior.
 
Esta é a terceira competição que contou com a família participando. O pai coruja diz que nas primeiras provas ver o filho participando o deixava muito nervoso, mas ele tenta passar ao fmenino que ele deve ter um espírito livre, e afirma: “Eu sofro, mas ao mesmo tempo eu me contagio. E a minha responsabilidade é dobrada, porque eu tenho que ser treinador e também Pai”.


 
Brasileiro dá largada no Projeto Atitude no Esporte - Promessas para os Jogos Olímpicos Rio 2016, os canoístas Ana Sátila e Pedro Henrique Gonçalves são alguns dos destaques do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom. A competição, que tem o patrocínio do BNDES e da Itaipu Binacional, abre a série de eventos do Projeto Atitude no Esporte, uma iniciativa da Agência Hoop, com o objetivo de dar mais visibilidade a esportes olímpicos e paraolímpicos.
 
Pedro Gonçalves, conhecido como Pepe, estava animado para buscar o tricampeonato no Brasileiro, considerado o campeonato mais importante do Circuito Nacional. "Tenho grandes adversários na competição”, disse Pepe, atual bicampeão da disputa no K1 Masculino Sênior. “O projeto Atitude no Esporte vai ajudar a valorizar a nossa modalidade, dar visibilidade. Isso é muito importante para os competidores”, destacou o canoísta de 20 anos, uma das grandes revelações da Canoagem Slalom Brasileira ao lado de Ana Sátila.
 
Segundo Pepe, que é natural de São Paulo, mas há três anos mora em Foz do Iguaçu, competir 'em casa' tem vantagens. “Mas também aumenta a minha responsabilidade”, acrescentou o atleta, vice-campeão pan-americano em 2012 e semifinalista do Mundial de 2013. Também neste ano, a atleta Ana Sátila conquistou uma medalha (bronze) inédita  no Mundial Junior na categoria C1 Feminino Junior. Outro destaque do Brasileiro é a dupla formada pelos atletas Anderson de Oliveira e Charles Corrêa, que conseguiu chegar à final do Campeonato Mundial Sub-23 e hoje já despontam colocando o Brasil como o 10º melhor país nessa categoria.
 
Além do Brasileiro de Canoagem Slalom, outras três competições fazem parte do Projeto Atitude no Esporte: o Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa (olímpico e paraolímpico); o Desafio Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas, com o jogo Brasil x Argentina, dia 16 de novembro, em São José dos Campos (SP); e o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade (olímpico e paralímpico), de 28 de novembro a 1 de dezembro, na capital paulista.
 
A programação de 2013 termina com o Prêmio Superar, no dia 16 de dezembro,no Rio de Janeiro, um reconhecimento ao desempenho dos atletas olímpicos e paraolímpicos no ano de 2013.
 
 
Fotos em alta resolução no link: http://www.flickr.com/search/?w=95881113@N07&q=552
 
 

 

 

Escritório:
Av Pedro Basso, 700 CEP: 85863-756
Bairro: Alto São Francisco
Foz do Iguaçu - Paraná
Telefone: +55 45 3027 2052