O Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom que aconteceu no período de 18 a 20 de outubro no Canal Itaipu, na Cidade de Foz do Iguaçu, foi marcado pela excelência organizacional e estrutural. Não bastasse a Itaipu Binacional ceder o espaço e serviços em um local belíssimo onde está inserido o único canal artificial da América Latina para a realização de provas de Canoagem Slalom e Rafting, a estrutura disponibilizada através do patrocínio do BNDES, por intermédio da Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte, deixou o evento espetacular na visão dos atletas, treinadores e dirigentes.
“Jamais imaginei participar de um campeonato nacional aqui no Brasil com uma estrutura de Copa do Mundo. Aqui está perfeito, tudo que se tem em eventos internacionais de grande porte, encontramos nesta competição. Cronometragem SIWIDATA, telão, transmissão de TV, transmissão por internet, balizas oficiais, bons árbitros, provas realizadas nos horários agendados, tudo perfeito” – disse o treinador italiano Ettore Ivaldi, hoje treinador da Seleção Brasileira.
A italiana SIWIDATA é hoje a empresa oficial contratada pela Federação Internacional de Canoagem – FIC, para fazer a apuração de todas as provas do Circuito Internacional. Além do excepcional trabalho de cronometragem para eventos e televisão, a mesma detém um endereço na internet onde as provas podem ser seguidas ao vivo com imagens e cronometragem oficial: www.123result.com
Para o espanhol Guillermo Diez-Canedo, ex atleta olímpico e hoje auxiliar de Ettore Ivaldi, além da estrutura perfeita, o nível técnico da competição em algumas categorias também cresceu muito neste último ano:
“Olha eu já participei de muitos eventos internacionais com estruturas bem inferiores a esta. Tenho certeza que se o Brasil continuar com eventos deste nível organizacional, várias seleções europeias vão se interessar em participar, principalmente se estes eventos forem realizados no período de inverno do hemisfério norte. Mas o que me chamou mais atenção, além de toda a estrutura, foi o desenvolvimento técnico dos atletas principalmente das categorias K1M e C2M, sem dúvida o Brasil hoje tem vários barcos jovens com muito potencial pela frente”.
Para Fábio Scchena Dias Rodrigues, atleta da categoria K1MSR, que acabou ficando com a segunda colocação geral, o evento vai ficar marcado para os atletas como o melhor já realizado no Circuito Nacional:
“Se tivéssemos no Brasil 4 ou 5 provas por ano desse nível, com absoluta certeza teríamos a participação de atletas europeus e americanos que dominam o esporte hoje. Essa participação com os melhores canoístas do mundo é fundamental para a nossa melhoria técnica, acho que estamos dando o primeiro passo com esse evento e com toda certeza tem gringo acompanhando a nossa prova pela internet e logo logo vamos ficar sabendo os comentários através das redes sociais”.
O Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner finalizou agradecendo aos parceiros que contribuíram para mais este grande evento da canoagem brasileira:
“Não há como sair daqui sem agradecer os apoios da Itaipu Binacional, do BNDES, COB e do Ministério do Esporte que têm sido fundamentais para o crescimento da Canoagem Brasileira. Com certeza absoluta foi o melhor Campeonato Brasileiro de todos os tempos, na questão estrutural e organizacional, agora precisamos pensar em repetir estes eventos de grande porte para que possamos continuar crescendo quantitativa e qualitativamente”.