De 1º a 03 de agosto foi realizado na Cidade de La Seu d´Urgell, na Espanha, a 4ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, a qual contou com a presença do atleta brasileiro Ricardo Martins Taques, que competiu na Categoria K1 Men.
O único atleta brasileiro na competição, terminou em 46º Lugar com o tempo de 100,17 segundos, ficando a +10,92 segundos da primeira embarcação e a +2,34 segundos de passar para a fase semifinal.
Para o atleta que custeou suas despesas, a participação em qualquer evento internacional é de suma importância para o desenvolvimento visando o alto rendimento.
“Sem participações internacionais efetivas, acho difícil que o Brasil consiga obter resultados de ponta. Acredito que na história da Canoagem Slalom pouquíssimos campeões olímpicos deixaram de estar presentes em alguma prova de Copa do Mundo ou Mundial nos quatros anos que antecederam os Jogos. Sem medo de errar, neste esporte, a participação efetiva internacional talvez seja o item mais importante de toda a preparação para os Jogos Olímpicos”.
Embora houvesse previsão inicial de participação da Seleção Brasileira em todas as etapas internacionais de 2014, através de patrocínio incentivado, não houve tempo hábil para a liberação das verbas, de forma que a programação inicial sofreu várias alterações culminando com a participação única na Espanha e a provável não participação na última etapa da Copa do Mundo que será realizada em Augsburg, na Alemanha, de 15 a17 de agosto.