Confederação Brasileira de Canoagem Itaipu BinacionalLei de Incentivo ao Esporte BNDES Federação Paranaense de Canaogem Equipe Permanente de Canoagem Slalom

Notícia

Brasil conquista dois bronzes no primeiro dia de finais do Mundial Foz 2015

25/04/2015
Canoístas brasileiros conquistam o bronze no C1 Masculino Sub-23 e no K1 Masculino por Equipes do Mundial de Canoagem Slalom Junior & Sub-23

O dia começou brilhante para o Brasil no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Junior & Sub-23 2015, em Foz do Iguaçu, no Paraná. No principal evento internacional do ano os brasileiros estrearam bem no primeiro dia de disputa de finais e garantiram duas medalhas de bronze para o país na competição que reúne mais de 380 atletas de 36 países de todo o mundo.
 
A primeira medalha brasileira veio logo na primeira disputa do dia, no C1 Masculino Sub-23 com Felipe Borges da Silva. O jovem canoísta foz-iguaçuense, oriundo do Instituto Meninos do Lago (IMEL), revelador de talentos na cidade paranaense, conquistou a medalha de bronze na final com o tempo de 96.78 segundos. A prata ficou com o italiano Paolo Colazingari (95.09) e o ouro com o britânico Adam Burgess (93.22).
 
"Pra mim é medalha de ouro. Consegui descer bem, gostei muito e quero agradecer pela torcida. Eu vim do projeto Meninos do Lago, o qual tenho que agradecer, pois a Itaipu Binacional vem ajudando muito a gente. Essa medalha foi uma motivação. Agora tem o Pan-Americano que tenho que buscar a vaga ainda contra atletas muito fortes. Meu sonho são os Jogos Olímpicos e tenho que correr atrás disso", comemorou.
 
Segundo o superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem(CBCa), Argos Rodrigues, a conquista inédita desta medalha na categoria C1 é uma grata surpresa e resultado de todo o trabalho desenvolvido no Instituto Meninos do Lago. “Este projeto é sem dúvida o maior celeiro da Canoagem Brasileira. Com o Meninos do Lago patrocinado pela Itaipu e, posteriormente,  com o projeto da equipe permanente apoiado pelo BNDES, hoje o Brasil está aí. Coisas que eram impensáveis anos atrás estão acontecendo, como por exemplo colocar três caiaques na final do masculino, um feito histórico", afirmou.

 
O Meninos do Lago é um projeto social da Itaipu Binacional comprometido em atender 100 jovens de 7 a 17 anos da Vila C de Foz do Iguaçu.  Os jovens têm que ser estudantes de escolas públicas e o projeto não visa só o esporte, mas também a educação. “O atleta pode ser campeão brasileiro e não ter assegurado sua participação senão levar a sério a questão educacional. O futuro deles está na escola e não só na canoagem. Já passaram pelo projeto mais de 600  jovens atletas", completou Rodrigues.
 
Mais finais Sub-23
No C1 Feminino Sub-23 a brasileira Ana Sátila chegou na final e mostrou que tem muito a contribuir no esporte, mas seu tempo de 116.77 não foi suficiente para subir ao pódio da categoria. O ouro ficou com a espanhola Nuria Vilarrubla (103.15) e a prata e o bronze com as britânicas Mallory Franklin (106.62) e Kimberley Woods (108.65), respectivamente.
 
“Fiquei um pouco nervosa por ser meu primeiro Mundial no Sub-23, mas acredito que posso melhorar ainda mais e estou muito feliz apesar de tudo”, disse Ana Sátila que compete neste domingo na final do K1 Feminino Sub-23, categoria que é sua especialidade.
 
No K1 Masculino Sub-23 o Brasil tinha três chances de medalha, mas o alto nível técnico da finalíssima não possibilitou que os brasileiros subissem no pódio. Pedro da Silva terminou em 7o (93.96), Fábio Rodrigues em 8o (141.95) e Marcello Mapelli em 10o (desclassificado). Na prova o ouro ficou com o tcheco Jiri Prskavec com 82.96, a prata com o espanhol David Llorente com 86.42 e o bronze com o eslovaco Andrej Malek com 86.69.
 
Finais na categoria Junior
A primeira disputa de final na categoria Junior aconteceu no C1 Masculino, com vitória do eslovaco Marko Mirgorodsky (95.76), seguido pelo polonês Kacper Sztuba (96.42) e pelo tcheco Vaclav Chaloupka (100.93).  No C1 Feminino, em final apertadíssima, o ouro ficou com a alemã Andrea Herzog com 113.03, a prata com a francesa Lucie Prioux com 113.42 e o bronze com a australiana Kate Eckhardt com 113.68. Ainda pelo Junior, mas agora no K1 Masculino, o eslovaco Jakub Grigar garantiu o ouro (88.04), seguido pelo francês Malo Quemeneur (90.23) e pelo alemão Thomas Strauss (90.40).
 
Segundo bronze vem nas Finais por Equipes
O segundo bronze brasileiro veio no K1 Masculino por Equipes com o tempo de 99.87 segundos, representado pelos canoístas Pedro da Silva, Fabio Rodrigues e Marcello Mapelli. A conquista da medalha premia a batalha dos brasileiros por medalhas no Mundial que reúne a nova geração da Canoagem Slalom mundial. O na prova ouro ficou com a República Tcheca (97.69), a prata com a Polônia (99.49).
 
"A gente vinha muito concentrado e treinando há um tempinho. Descemos bem e acabaram nos dando uma falta que não tivemos na baliza 12. Entramos com protesto e acabaram tirando. Conseguimos assim o terceiro lugar, bronze inédito para o Brasil nessa prova e estamos muito felizes com isso", comemorou Pedro da Silva, mais conhecido como Pepê.

 
As provas por equipes foram disputadas após o almoço e a primeira a ser realizada foi a final do C1 Masculino Sub-23, prova em que os brasileiros Leonardo Curcel, Felipe da Silva e Thiago Serra terminaram na 4a colocação com o tempo de 112.55. O ouro ficou com a Itália (106.91), a prata com a Grã-Bretanha (107.01) e o bronze com a República Tcheca (110.69).
 
No C1 Feminino Sub-23 as brasileiras Beatriz da Motta, Ana Sátila e Omira Estacia Neta terminaram na 5a posição com 176.86. O ouro ficou com a Espanha (126.18), a prata com a República Tcheca (137.82) e o bronze com a Grã-Bretanha (138.03).
 
No C1 Masculino Junior por Equipes os brasileiros Marcelo Nereu, Gustavo Selbach Jr e Maicon de Borba ficaram na 4a colocação com o tempo de 118.38. O ouro ficou com a Alemanha (106.18), a prata com a Polônia (115.83) e o bronze com a República Tcheca (116.58). Pelo feminino do C1 Junior por Equipes o ouro ficou novamente com a Alemanha (136.20), a prata com a República Tcheca (143.59) e o bronze com Austrália (214.82).
 
A última prova do dia foi a disputa da final do K1 Masculino Junior por Equipes, prova vencida com grande vantagem da França com 101.87, seguida pela Espanha (104.73) e pela Alemanha (107.26). O Brasil com Guilherme Rodrigues, Guilherme Loredo e Daniel Negrão terminou na 9a colocação com o tempo de 119.23.
 
Ricardo Leyser do ME visita Mundial em Foz
O Mundial Foz 2015 contou neste sábado com a visita do Secretário-executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, que ressaltou o desenvolvimento da Canoagem Brasileira apoiado pelo Ministério do Esporte e a visibilidade crescente que o esporte conquista com organização e estrutura de alto nível.
 
“O Mundial aqui em Foz é mais um passo desse grande projeto desenvolvido pela Confederação Brasileira de Canoagem em parceria com o BNDES, com a Itaipu e com o apoio do Governo Brasileiro. Vemos aqui em Foz muitos jovens atletas brasileiros em finais, fato que aponta para o futuro do esporte e não só para o momento de agora. A realização deste Mundial em alto nível, a estrutura de um canal como este e a crescente visibilidade dos patrocinadores são pontos que demonstram o desenvolvimento da Canoagem Brasileira rumo à medalha olímpica e paralímpica”, disse Leyser.
 
Mais finais com transmissão SPORTV
Neste domingo acontecem as últimas as disputas das finais do Mundial de Canoagem Slalom Junior & Sub-23 em Foz do Iguaçu. As finais em disputa serão o K1 Feminino e o C2 Masculino no Sub-23 e Junior, além das provas por equipes nestas respectivas categorias. O canal SPORTV 3 transmite ao vivo para todo o país as finais das 10h30 às 12h. O evento também tem transmissão de todas as provas pela internet para todo mundo. 
 
O evento é patrocinado pelos apoiadores da Canoagem Brasileira, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Itaipu Binacional, GE e Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com a realização da Federação Internacional de Canoagem, Confederação Brasileira de Canoagem e Federação Paranaense de Canoagem.
 
 
Site Oficial do evento:
 
Fotos em alta resolução:
 
Live Results:
 
Escritório:
Av Pedro Basso, 700 CEP: 85863-756
Bairro: Alto São Francisco
Foz do Iguaçu - Paraná
Telefone: +55 45 3027 2052