Fonte CBCa
Após conquistar resultados inéditos no Mundial Junior & Sub-23, em Foz do Iguaçu, a equipe brasileira se prepara para os eventos internacionais do ano
A Canoagem Slalom do Brasil mostrou estar no caminho certo rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016 depois de conquistar quadro medalhas (uma prata e três bronzes) no Campeonato Mundial Junior & Sub-23 realizado em abril, em Foz do Iguaçu. Agora é foco total nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015. Em virtude desta competição a Equipe Brasileira embarca para Londres, na Inglaterra, para uma temporada de treinamentos no Lee Valley White Centre, local onde foi disputado Londres 2012 e que também será palco do Mundial Sênior deste ano que será disputado no mês de setembro.
A Equipe será composta por nove atletas e três membros da equipe técnica.
“Ficaremos um bom tempo na Europa. Lá agora começa o verão e remaremos ao lado dos principais atletas do mundo, o que será importante para o desempenho dos nossos atletas”, comenta Ettore Ivaldi, treinador da Equipe Brasileira.
Ana Sátila já está familiarizada com o canal londrino, a jovem canoísta foi a representante brasileira nos Jogos Olímpicos em 2012 e também já participou de algumas competições neste local. Mesmo com um pouco de experiência ela acredita que sempre é necessário um boa preparação antecipada. “Esse treinamento será muito importante para nos prepararmos fisicamente e treinar com os outros atletas de alto nível”, comentou Sátila está em uma boa fase após a conquista da prata no K1 Feminino Sub-23 no Mundial realizado em Foz do Iguaçu, sendo sua estreia nesta categoria.

Para Pedro Gonçalves, canoísta do K1 Masculino, a temporada na Europa será muito importante para o desempenho dos canoístas brasileiros. “Esse período será a parte crucial para os resultados deste ano. Vamos estar 100% confiantes, pois nunca estivemos tão bem preparado como estamos hoje”, ressaltou o atleta está em uma crescente. Em 2014 ele foi 9o lugar no Mundial Sub-23, já em 2015 ele ficou em 7o lugar na mesma competição.
Quem retorna em 2015, representando o Brasil nas competições internacionais, é o atleta Thiago Serra. Depois de sofrer uma contusão em 2014 ele ficou afastado de algumas competições, mas garantiu uma vaga na seletiva e irá pela primeira vez a Londres. “Creio que deve ser um canal maravilhoso, quero aproveitar para adquirir mais experiência e voltar ao ritmo que eu perdi um pouco devido a lesão. Vamos nos preparar para fazer uma boa temporada”.
Os canoístas ficarão o mês de maio e o início de junho em Londres, posteriormente irão viajar pela Europa onde participarão das três primeiras etapas da Copa do Mundo. A primeira etapa acontece entre os dias 19 e 21 de junho, em Praga, na República Tcheca; a segunda na Cracóvia, na Polônia, entre 26 e 28 de junho; e a terceira em Liptovsky Mikulas, na Eslováquia, entre 03 e 05 de julho. Nessas competições, o Brasil contará com mais uma dupla no C2 Masculino, Rafael Souza e Pedro Aversa, classificados na seletiva 2015.
Após esse período de competições pelo velho continente a equipe será dividida. Os representantes brasileiros nos Jogos Pan-americanos (K1 e C1 Feminino – Ana Sátila, K1 Masculino – Pedro Gonçalves, C2 Masculino – Charles Corrêa e Anderson Oliveira e C1 Masculino – Felipe Borges), irão direto ao Canadá para a disputa. O restante retorna ao Brasil.
Equipe Brasileira
K1 e C1 Feminino – Ana Sátila
K1 Masculino – Pedro Gonçalves, Ricardo Taques e Fábio Scchena
C1 Masculino – Felipe Borges, Leonardo Curcel e Thiago Serra
C2 Masculino – Charles Corrêa e Anderson Oliveira // Rafael Souza e Pedro Aversa (viajam no final de junho para a 1a Etapa da Copa do Mundo)
Equipe Técnica: Ettore Ivaldi (Treinador), Guille Diez-Canedo (Auxiliar Técnico) e Diórgenes Antunes (Fisioterapeuta).