Confederação Brasileira de Canoagem Itaipu BinacionalLei de Incentivo ao Esporte BNDES Federação Paranaense de Canaogem Equipe Permanente de Canoagem Slalom

Notícia

Da angústia ao pódio, Felipe da Silva festeja conquista ao som de pagode

25/04/2015

Fonte ge - Globo.com

 

 

 

 

Brasileiro garante primeira medalha do país no Mundial Sub-23 e Júnior de canoagem slalom em Foz do Iguaçu e equipe improvisa trilha sonora tocando "Revelação"

 

Com trillha sonora do grupo "Revelação", tocada por outros integrantes da equipe brasileira de canoagem slalom, o paranaense Felipe da Silva comemorou neste sábado o primeiro pódio do Brasil no Mundial Sub-23 e Júnior, que está sendo realizado em Foz do Iguaçu. Ele terminou na terceira colocação na categoria C1 sub-23 depois de uma espera agoniante ao lado da pista à espera da passagem de seus adversários.

Felipe foi o único brasileiro a subir no pódio nas provas individuais neste sábado e comemorou como se tivesse vencido. Ele foi o primeiro a entrar na pista e marcou o tempo de 96s78. Ainda havia mais nove concorrentes. Ele foi ultrapassado pelo britânico Adam Burgess (93s22) e o italiano Paolo Ceccon (95s09). Quando o tcheco Lucas Rohan, último a descer, cometeu dois erros, a festa começou.

Felipe da Silva é erguido pela equipe brasileira no momento da conquista do terceiro lugar (Foto: Thales Soares)

- Foi um momento muito tenso, de muito vai ou não vai, mas deu tudo certo e só tenho a agradecer a todo mundo que estava na torcida. Fui com confiança e garra, pensando na medalha e ela veio - afirmou Felipe da Silva, que passou da semifinal para a final com a 10ª e última vaga.

O atleta é fruto do projeto Meninos do Lago. Dos 36 atletas brasileiros no Mundial Sub-23 e Júnior, 19 saíram do mesmo berço que Felipe. Satisfeito com o resultado, tem sonhos além da conquista do terceiro lugar e já pensa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Felipe da Silva; Mundial, canoagem (Foto: Thales Soares)Felipe da Silva angustiado ao lado da pista à espera dos resultados (Foto: Thales Soares)

- Quero agradecer muito por tudo que vivi no projeto. Evoluí graças a eles e por isso estou com a medalha de bronze no peito, que para mim é de ouro. Agora, tem Jogos Pan-Americanos, Olimpíadas, isso é só o comecinho - afirmou Felipe.

Nas outras provas do dia, Ana Sátila acabou não conseguindo repetir o desempenho da semifinal. Ela terminou a prova do C1 sub-23 na sexta colocação. Campeã mundial sênior, a australiana Jessica Fox também cometeu erros e ficou na quinta posição, chorando muito depois da prova, que teve no pódio a espanhola Nuria Vilarrubla, seguida das britânicas Mallory Franklin e Kimberley Woods.

No K1 sub-23, os três brasileiros não foram bem. Pedro da Silva, o Pepê, ficou em sétimo lugar, seguido de Fábio Scchena, oitavo. Guilherme Mapelli foi desqualificado. A vitória ficou com o tcheco Jiri Prskavec, seguido do espanhol David Llorente e do eslovaco Andrej Malek.

Na categoria júnior, o Brasil não teve representantes nas finais individuais. No masculino, o pódio do C1 foi formado por Marko Mirgorodsky, da Eslováquia, Kacper Sztuba, da Polônia, e Vaclav Chaloupka, da República Tcheca, respectivamente, e o K1 formou com Jakub Grigar, da Eslováquia, Malo Quemeneur, da França, e Thomas Strauss, da Alemanha. No feminino, o C1 terminou com Andrea Herzog, da Alemanha, em primeiro, seguida de Lucie Prioux, da França, e Kate Eckhardt, da Austrália.
Escritório:
Av Pedro Basso, 700 CEP: 85863-756
Bairro: Alto São Francisco
Foz do Iguaçu - Paraná
Telefone: +55 45 3027 2052