Fonte: CBCa
Ana Sátila, Pepe e Seleção Brasileira voltam com todo gás de treinamento e competições no Leste Europeu. Agora, equipe brasileira embarca em breve para mais um período de aprendizendo na Europa
Dois jovens se destacam no horizonte olímpico da Canoagem Brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016: Ana Sátila e Pedro Henrique Gonçalves, o Pepe. Ana ficou conhecida como a atleta mais jovem da delegação brasileira em Londres 2012, isso com apenas 16 anos de idade. Contudo, sua trajetória como profissional e campeã de Canoagem Slalom começou ainda mais cedo, aos 12 anos. E Pepe, que não é muito mais velho que Ana, aos 20 anos acumula resultados positivos, como o melhor atleta na principal categoria da modalidade em 2010, e campeão júnior sul-americano em 2009.
Segundo Pepe, a temporada europeia, em maio, em que o Brasil conseguiu bons resultados em todas as provas de que participou, foi fundamental para o desenvolvimento da equipe e sua participação em competições. O conhecimento de novas pistas e adaptação a locais de provas faz muita diferença nas futuras competições e principalmente nas Olimpíadas: “Até os Jogos Olímpicos, nosso objetivo é participar do máximo de copas do mundo e campeonatos mundiais que têm um papel fundamental na formação do atleta olímpico”, diz o jovem.
Brilho intenso: A “pequena grande” Ana, hoje com 17 anos, começou cedo. O pai, Claudio Vargas, atleta de boxe e natação, incutiu na menininha de 4 anos o gosto pelo esporte. Aos 12, ela já era campeã brasileira de Canoagem Slalom. “Meu pai foi fundamental, ele conhecia os treinos e já tinha passado por tudo que eu iria encontrar no mundo do esporte”, conta.
Ela ressalta que, apesar da pouca idade, não faltou esforço: “Tudo o que eu conquistei foi com muito treino e dedicação e isso tem seu valor. Sempre tive grandes objetivos e, quando consigo conquistá-los, é uma enorme realização”. O colégio onde Ana estuda há dois anos acompanha sua rotina para que ela possa ficar em dia com o conteúdo. Ela pretende fazer faculdade de Educação Física e continuar o curso de Nutrição.
SAIBA MAIS, clique e confira.