As primeiras provas ocorrem amanhã (17), às 3h horário de Brasília e 8h horário local e, as finais, no sábado e domingo
Os jovens canoístas brasileiros da modalidade Canoagem Slalom estão na Eslováquia para competir no Mundial Júnior e Sub-23. As primeiras provas ocorrem amanhã, às 3h horário de Brasília e 8h horário local e, as finais, no sábado e domingo.
Os atletas conhecem bem a pista e Ana Sátila, que compete no Mundial Júnior nas categorias K1 e C1, acredita que isso irá ajudar bastante. Ela espera bons resultados, acreditando em seu preparo físico e técnico. “Tenho muitas chances de pódio nas duas categorias e só preciso fazer tudo que eu sei e colocar na minha descida toda a experiência que conquistei ao longo de oito anos de treinamento”.
Argos Rodrigues, superintendente do Centro de Treinamento da Canoagem Slalom em Foz do Iguaçu, também aposta em Ana Sátila e espera que os outros atletas brasileiros cheguem ao menos às semifinais no Sub-23. “Se a Ana chegar às finais do K1 e C1 júnior, terá chances de medalhas em virtude da sua técnica e experiência internacional”, afirma. “No Mundial Sub 23, a CBCa espera que, pelo menos, uma das três categorias masculinas individuais esteja presente na grande final”. Outra grande esperança de medalha é na categoria K1 por Equipe, em que o Brasil tem conseguido bons resultados.
Há três anos, a Confederação Brasileira de Canoagem criou o projeto Selo de Qualidade voltado para o Campeonato Mundial e Sub-23 de 2015, a ser realizado em Foz do Iguaçu, e pensando ainda nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O investimento feito nas Equipes de Base vai ser avaliado agora, durante o Mundial Júnior e Sub-23 na Eslováquia. Como esses jovens atletas enfrentam, nesta competição, os melhores do mundo na mesma faixa etária, as chances de melhores resultados para o Brasil aumentam e, com elas, aumenta a pressão.
Para Pedro Henrique Gonçalvez, o Pepê, pressão sempre há e ajuda a entrar “no clima”. Ele vem de uma sequência de copas do mundo que define como desgastante, em que não alcançou os resultados esperados, mas está confiante e motivado no Mundial Sub-23, em que compete na K1 masculino. “Estou me sentindo muito bem e vou fazer meu melhor para que toda a preparação feita até hoje seja convertida em resultado!”
Mundial Júnior:
K1F e C1 F
Ana Sátila Vieira Vargas
Mundial Sub 23:
K1M
Pedro Henrique Gonçalves da Silva
Fábio Scchena Dias Rodrigues
Anderson dos Santos Oliveira
C1M
Charles Correa
Jean Möller Pereira
Leonardo Lucas Curcell
C2 M
Charles Correa