Confederação Brasileira de Canoagem Itaipu BinacionalLei de Incentivo ao Esporte BNDES Federação Paranaense de Canaogem Equipe Permanente de Canoagem Slalom

Notícia

Ana Sátila fica em 13o. no K1 Feminino em Londres

19/09/2015
A atleta disputará neste domingo (20) outra semifinal agora pelo C1 Feminino


Em uma prova limpa, sem toques em qualquer baliza, a canoísta brasileira Ana Sátila fez o tempo de 111.77 segundos na semifinal do K1 Feminino, contudo não foi suficiente para conseguir a classificação na final onde somente as dez primeiras garantiam vaga no Mundial de Canoagem Slalom em Londres. “Fiz uma boa descida, só preciso melhorar um pouco mais”, argumenta a jovem que entrará novamente na água neste domingo (20) agora pela disputa da semifinal no C1 Feminino.

Os canais SPORTV transmitem o evento diretamente de Londres neste domingo (20) às 17h.
 
“Ana competiu muito bem. A pista estava bem complicada. Ela teve uma pequena falha no percurso, mas recuperou no final por não ter tocado nas balizas”, lembra o treinador da Equipe Brasileira Ettore Ivaldi.  A cada toque em um obstáculo é acrescido dois segundos no tempo normal do competidor. Ainda de acordo com Ivaldi a atleta é uma promessa. “Ela tem potencialmente um desempenho de uma final olímpica”, comenta. Sátila, em 2014, conseguiu uma melhor posição no Mundial quando ficou em 11o lugar.
 
Quem venceu na categoria disputada pela brasileira foi a tcheca Katerina Kudejova com o tempo de 103.62 segundos. Em segundo lugar ficou a alemã Ricarda Funk e em terceira a sua conterrânea Melanie Pfeifer. Além das medalhas, os países participantes buscaram a classificação para participar dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O Brasil por ser sede do evento já tem seu lugar garantido. Na categoria K1 Feminino quinze países se classificaram: República Tcheca; Alemanha; Austrália; Espanha; Eslováquia; Grã-Bretanha; Nova Zelândia; China; Áustria; França; Rússia; Eslovênia; Polônia; Japão e Itália.
 
Outra final disputada neste sábado no Lee Valley White Water Stadium foi a do C2 Masculino e quem levou o ouro foi a dupla formada por Franz Anton e Jan Benzien da Alemanha. Os franceses garantiram a prata e o bronze com Pierre Picco e Hugo Biso e Gauthier Klauss e Mathieu Peche, respectivamente.
 
Também foi decidido vagas para os Jogos Olímpicos de 2016 no C2 Masculino. Oito nações carimbaram o passaporte para o Brasil: Alemanha; França; Eslovênia; Grã-Bretanha; Polônia; Rússia; República Tcheca e Eslováquia.
 
Brasileiros também disputaram uma prova por equipes
Na decisão do C2 Masculino por equipes três embarcações do Brasil participaram. As três duplas formadas por Charles Corrêa/Anderson Oliveira, Pedro Aversa/Rafael Souza e Leonardo Curcel/Fábio Rodrigues concluíram com o tempo de 249.98 segundos o que os deixou em décimo lugar. A equipe da França foi a mais rápida e concluiu o percruso em 115.78 segundos.
 
Último dia de competições terá mais Brasil na água
Neste domingo (20), Ana Sátila disputará sua segunda semifinal agora pelo C1 Feminino. Além dela o trio de brasileiros com Pedro Gonçalves, Fábio Rodrigues e Ricardo Taques estarão na briga pelo K1 Masculino por equipes.

Brasileiros no Rio 2016
Por ser o país-sede dos Jogos Olímpicos ano que vem o Brasil já tem a vaga garantida nas categorias da Canoagem Slalom. Os atletas que irão participar do evento serão conhecidos no ano que vem, onde haverá uma seletiva nacional em março de 2016 de onde sairão os representantes para as disputas de competições internacionais. Antes do Rio 2016 haverá três etapas da Copa do Mundo e o competidor brasileiro que conquistar a melhor colocação no ranking internacional depois dessas provas estará classificado para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos.
                                            
Equipe Brasileira - Atletas
K1 e C1 Feminino – Ana Sátila
K1 Masculino – Pedro Gonçalves, Ricardo Taques e Fábio Scchena
C1 Masculino – Felipe Borges, Leonardo Curcel e Thiago Serra
C2 Masculino – Charles Corrêa e Anderson Oliveira // Rafael Souza e Pedro Aversa
 
Equipe Técnica:
Ettore Ivaldi (Treinador)
Guille Diez-Canedo (Auxiliar Técnico)
Diórgenes Antunes (Fisioterapeuta)
Gustavo Brandão (Preparador Físico e Fisiologista)
Fábio Canhete (Comunicação)
 
Escritório:
Av Pedro Basso, 700 CEP: 85863-756
Bairro: Alto São Francisco
Foz do Iguaçu - Paraná
Telefone: +55 45 3027 2052