
2/06/2016 00:06
1ª Etapa da Copa do Mundo na Itália pode definir nomes para o Rio 2016 na Canoagem Slalom
Na modalidade somente Ana Sátila já tem a vaga garantida nos Jogos Olímpicos, estão em aberto os representantes brasileiros no K1, C1 e C2 Masculino
Expectativa a mil neste fim de semana, atletas de todo o mundo estão em Ivrea na Itália para a 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom que começa nesta sexta-feira (03). Com a presença de 36 federações internacionais o evento será especial para os brasileiros que buscam ser o melhor do País para carimbar a vaga nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
São 10 competidores que brigam pelas vagas no K1, C1 e C2 Masculino, além deles Ana Sátila com a vaga garantida no K1 Feminino. Para conquistar a vaga para o Rio 2016 os atletas classificados na Seletiva Nacional disputada em abril, no Canal Rio dentro do Complexo esportivo de Deodoro, buscam obter o melhor índice entre os brasileiros nas competições internacionais que antecedem os Jogos Olímpicos. Tais competições são três etapas da Copa do Mundo, a última delas será realizada em Pau, na França, nos dias 18 e 19 de junho. “Elaboramos este método com o objetivo de se evitar a zona do conforto do atleta classificado e mantê-lo permanentemente focado no principal evento do ciclo”, comenta Argos Gonçalves Dias Rodrigues, superintendente da CBCa.
Pedro Gonçalves, Ricardo Taques, Renan Soares e Guilherme Mapelli disputam no K1 Masculino. Pepe saiu na frente vencendo a Seletiva em abril, mesmo com o favoritismo ele garante que jogo está aberto, “estou treinando bastante para tentar garantir a minha vaga, na seletiva a disputa foi dura, por isso eu acredito que dependo cada vez mais de mim para conquistar esse sonho”, comenta Pepe.
No C1 Masculino, três atletas querem garantir a vaga olímpica. Felipe Borges, Leonardo Curcel e Charles Corrêa mostraram durante a Seletiva Nacional que a disputa será emocionante. Felipe está com vantagem entre o trio, ele foi o melhor na última competição e saiu na frente. “Estou muito focado, agora é a hora de mostrar todo o meu potencial”, comenta. Borges e Curcel competem exclusivamente no C1 Masculino, ambos têm uma história parecida no esporte: eles vieram de um Projeto Social modelo na Canoagem Brasileira o chamado Meninos do Lago, desenvolvido em Foz do Iguaçu em parceria com a Itaipu Binacional. Para eles, a briga é ainda maior. “Existe uma grande pressão interna nossa, nós dois queremos representar nossa cidade, mas só um poderá ter a chance”, complementa Curcel.
Já Charles Corrêa além de tentar a vaga pelo C1 o canoísta também está competindo pelo C2 Masculino com o seu companheiro Anderson Oliveira, eles garantiram o primeiro lugar na Seletiva Nacional e tem uma leve vantagem sobre a outra dupla formada por Cassiano Alfredo e Wellington Munhoz que ingressaram neste ano na Equipe Permanente.“Temos uma vantagem técnica e vamos lutar para manter o favoritismo agora nas Copas do Mundo”, esclarece Corrêa.
Copa do Mundo retorna à Itália
Depois de 12 anos a Itália recebe uma etapa da Copa do Mundo, a pequena cidade de Ivrea construiu recentemente seu canal, com águas abastecidas do degelo das montanhas, o evento promete esquentar na pista. Além dos brasileiros os remadores austríacos também estarão definindo a vaga para os Jogos Olímpicos.
O evento contará com alguns canoístas já classificados para o Rio 2016 como Gionvanni de Gennaro da Itália, Johnathan Akinyemi do Reino Unido, Mike Dawson da Nova Zelândia e Jakub Grigar da Eslováquia. Entre as mulheres, a brasileira Ana Sátila aproveita para analisar suas concorrentes. “Gostei da pista, é a primeira vez que estou aqui, vai ser bom para analisar as outras atletas que também estarão comigo no Rio”, comenta. A australiana Jessica Fox é uma delas, ela busca também para sua carreira uma medalha de ouro em Copas do Mundo, “Eu estou gostando muito aqui e ansiosa para correr”, comenta.
Equipe Brasileira no evento:
Atletas
(K1F/C1F) Ana Sátila
(C2) Anderson Oliveira e Charles Corrêa
(C2) Cassiano Alfredo e Wellington Munhoz
(C1M) Felipe Borges
(C1M) Leonardo Curcel
(K1M) Guilherme Mapelli
(K1M) Pedro Gonçalves
(K1M) Renan Soares
(K1M) Ricardo Taques
Equipe Técnica
Ettore Ivaldi
Guille Diez-Canedo
Jordi Domenjo
Diorgines Antunes
Antônio Carlos Pinto