Confederação Brasileira de Canoagem Itaipu BinacionalLei de Incentivo ao Esporte BNDES Federação Paranaense de Canaogem Equipe Permanente de Canoagem Slalom

Notícia

Canoagem Slalom anima Complexo de Deodoro

15/10/2016

Legado Olímpico, no Rio de Janeiro, reúne esporte de alto rendimento e lazer num mesmo local. Brasileiros são destaque na competição internacional


O Canal Rio, um dos canais artificiais de Canoagem Slalom mais modernos do mundo e localizado dentro do Complexo Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro, recebe até amanhã o Campeonato Pan-americano e Sul-americano de Canoagem Slalom 2016. Neste sábado foram disputadas todas as provas semifinais da competição que reúne mais de 50 atletas de sete países do continente.  

Acompanhe AO VIVO no SPORTV neste domingo das 9h30 às 10h50 da manhã
 
Os destaques de hoje ficaram por conta dos atletas brasileiros que conquistaram a primeira colocação das semifinais em onze das doze categorias em disputa no evento e entram como favoritos nas finais de amanhã. As três finais das provas por equipes foram todas vencidas pelos canoístas do Brasil.
 
Pedro Gonçalves foi o mais rápido no K1 Masculino Sênior e para ele o fato de ter treinado para os Jogos Olímpicos no mesmo local onde está sendo realizado o evento é um diferencial. “Eu conheço cada detalhe dela, onde tem que remar ou não tem” comenta o canoísta que há poucos meses teve uma lesão no braço. “Não estou ainda na minha melhor forma, mas conhecer cada detalhe do canal fez toda a diferença hoje”.

Acompanhe AO VIVO todas as provas do evento no Youtube da Canoagem Brasileira

O argentino Sebastian Rossi quer superar os brasileiros e ir em busca da sua primeira medalha de ouro em Campeonato Pan-Americano. Hoje ele garantiu o melhor tempo no C1 Masculino Sênior. “Tenho que estar bem concentrado para ser o campeão. Tenho uma forte concorrência e por isso, além do esforço na água, tenho que estar tranquilo psicologicamente”, esclarece.

Resultados por Equipe
Hoje foram disputadas as provas por equipes nas categorias C1 e K1 Masculinos pelo Pan-americano e o K1 Feminino no Sul-americano. Em todas as categorias disputadas hoje no Canal Rio os canoístas do Brasil garantiram o ouro.
 
Centro de Treinamento
O Canal de Canoagem Slalom em Deodoro animou não só os brasileiros, mas também as delegações do continente que encontram no local uma alternativa para realizar treinos mais próximo de casa. Para Adrián Rossi, treinador da Argentina, o canal no Rio de Janeiro abre uma possibilidade de um centro de treinamento de alto nível com custos mais acessíveis.

“Isso é vital para o Brasil, Chile, Venezuela, Peru e Paraguai manter aberto uma pista deste nível, uma pista de nível olímpico”, ressalta. Ele ainda lembra que em anos anteriores a equipe viajava para a Europa para realizar treinos e agora isso pode mudar. “Quando estiver aberta (a pista) com certeza nós, argentinos, vamos estar aqui para treinar”.


Opinião é reforçada também pelos venezuelanos. O treinador Ander Diez explica que, além de ter uma pista mais próximo de casa, isso poderá fortalecer as equipes sul-americanas. “Agora podemos viajar com uma equipe maior por ser mais perto e bem mais barato” afirma.
 
Legado Olímpico
Além de possuir uma das pistas artificiais mais modernas do mundo, o Complexo Olímpico de Deodoro também já se tornou um local de encontro e lazer para a população da região. De sexta-feira à domingo uma determinada área da pista é tomada por crianças, jovens e adultos que tem a oportunidade de se refrescarem do forte calor carioca e também conhecerem de perto a Canoagem Slalom e o Rafting.

Contudo, as crianças e jovens têm oportunidade não apenas de conhecerem de longe o esporte, eles também têm a chance de vivenciarem essa experiência. Após as provas do campeonato de canoagem uma equipe de profissionais oferece gratuitamente à população descidas de Rafting que fazem a festa da criançada.

“Adorei! Fiquei um pouco ansioso na descida e pensei que a canoa ia virar, mas depois gostei bastante. Pra gente é um orgulho praticar esporte no lugar que aconteceu as Olimpíadas. ”, disse o morador Rodrigo Camargo, 13 anos.


“Foi legal, muito boa a experiência, foi maneiro”, contou o morador Carlos Eduardo Pereira de Souza, 17 anos, que acredita que a vinda de uma escola de canoagem no local será fundamental para a comunidade da região. “Acho muito bom (escola de canoagem), já que aqui não tem nada mesmo. Aqui tem muita violência e se não tiver esporte pra praticar todo mundo se envolve no crime e acaba mal. Hoje vou chegar em casa e falar pra galera vir aqui, é muito bom”, contou.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, os resultados da Canoagem Brasileira nos Jogos Olímpicos e a construção do Canal Rio, no Complexo Olímpico de Deodoro, é uma grande oportunidade para o fortalecimento do esporte o brasileiro aliado à utilização do legado olímpico.  “Nossa parceria com o Ministério do Esporte e a Prefeitura do Rio irá transformar esse local numa grande fonte de futuros talentos para o esporte, além de se tornar uma ótima alternativa para equipes do mundo todo que encontram aqui no Rio de Janeiro condições favoráveis de treinamento”, informou Tomasini.  
 
O Campeonato Pan-americano e Sul-americano de Canoagem Slalom 2016 tem realização da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e Academia Brasileira de Canoagem (ABraCan); patrocínio oficial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, GE do Brasil e Itapu Binacional; apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Ministério do Esporte; e coordenação da Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) e Confederação Sul-americana de Canoagem (CoSurCa).
 
 
Programação / Resultados Online
 
FLICKR
 
Facebook / Canoagem Brasileira
 
Instagram / Canoagem Brasileira
Escritório:
Av Pedro Basso, 700 CEP: 85863-756
Bairro: Alto São Francisco
Foz do Iguaçu - Paraná
Telefone: +55 45 3027 2052