Confederação Brasileira de Canoagem Itaipu BinacionalLei de Incentivo ao Esporte BNDES Federação Paranaense de Canaogem Equipe Permanente de Canoagem Slalom

Notícia

Brasil volta para casa com 22 medalhas do Sul e Pan de Canoagem Slalom

23/10/2017
Canoístas brasileiros conquistaram nove ouros, dez pratas e três bronzes no Campeonato Pan-americano e Sul-americano realizado na Costa Rica
 

O Brasil conquistou, neste final de semana, 14 medalhas no Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom e mais oito no Sul-americano, em Turrialba, na Costa Rica. Os dois eventos simultâneos contaram com 19 atletas brasileiros na competição em três dias de provas. 
 
Nas disputas pelo Pan, Felipe Borges conquistou a medalha de ouro no C1 Masculino fazendo o tempo de 91.14 segundos. Em uma descida limpa sem tocar em nenhum obstáculo ele conseguiu bater o argentino Sebastian Rossi que era o atual campeão pan-americano e que ficou com a prata. “Esporte é isso, ganhamos e perdemos,  estou muito feliz com essa conquista”, comemorou. O americano Zachary Lokken pegou o bronze. O jovem brasileiro Gustavo Selbach Júnior ficou com a prata no C1 Masculino Júnior com o tempo de 103.94 segundos. 
 
Guilherme Rodrigues também levou uma medalha dourada no K1 Masculino Júnior com o tempo de 92.01 segundos, seguido pelo chileno Fernando Estay (98.13s). O bronze ficou com o argentino Francisco Pandolfi (113.68s). Rodrigues repete o feito conquistado na edição do ano passado onde também subiu ao lugar mais alto do pódio. “Foi uma boa prova, mas acho que mais difícil foi a disputa com os atletas brasileiros. Essa competição foi muito boa para eu conseguir uma maior pontuação no ranking mundial para a aquisição da Bolsa Atleta 2018”, comentou. 
 
Omira Estácia subiu ao lugar mais alto do pódio no K1 Feminino Júnior e Beatriz Motta no C1 Feminino Júnior. Ambas mantêm o favoritismo do Brasil, pois já eram as campeãs de 2016. “Achei que foi muito bom, fiz uma boa descida apesar das penalidades. Agora o foco é pensar na Seletiva daqui duas semanas”, comenta Bia que já pensa no próximo desafio em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, onde acontecerá o Campeonato Brasileiro e Seletiva Nacional de Canoagem Slalom entre os dias 02 e 04 de novembro. 
 
Na disputa pelo K1 Masculino, Guilherme Mapelli garantiu a medalha de bronze com o tempo de 89.79 segundos. Quem levou o ouro nessa categoria foi o americano Michal Smolen (85.64s) e a prata o argentino Lucas Rossi (88.57s). 
 
Marina Souza conquistou a medalha de prata no K1 Feminino. A brasileira fez o tempo de 106.68 segundos, mas teve uma penalidade na baliza “15” e com isso acabou ficando atrás da argentina Nadie Riquelme que obteve o ouro. Quem ficou na terceira posição foi a canadense Haley Daniels. 
 
K1 Extremo e prova por Equipes
Invencibilidade brasileira na categoria do K1 Extremo. Renan Soares foi o melhor entre os homens e Omira Estácia entre as mulheres que teve também Marina Souza com a prata. Esta foi a primeira vez que a disputa foi realizada em uma edição de Campeonato Pan-americano.

 
Na disputa pelo K1 Masculino por Equipes, Renan Soares, Guilherme Mapelli e Fábio Rodrigues foram mais rápidos. O trio percorreu a pista na Costa Rica em 102.91 segundos e levaram a medalha de ouro. A categoria júnior composta por Daniel Negrão, Guilherme Espírito Santo e Guilherme Rodrigues levou a medalha de bronze.
 
Entre as canoas duas medalhas de pratas: uma no C1 Masculino Sênior com Felipe Borges, Leonardo Curcel, Thiago Serra e outra no C1 Masculino Junior no trio composto por Gustavo Selbach Sebach Júnior, Kauã da Silva e Bruno Cataldo. 
 
Campeonato Sul-americano
Simultaneamente ao Pan-americano aconteceu as provas do Campeonato Sul-americano de Canoagem Slalom e o Brasil garantiu sete medalhas. Omira Estácia levou dois ouros um no K1 Feminino Júnior e outra no C1 Feminino Júnior. Já Fábio Rodrigues no K1 Masculino e Daniel Negrão no K1 Masculino Júnior, Kauã Luiz da Silva pelo C1 Masculino Júnior conquistaram a medalha prateada, além deles Marina Souza levou duas pratas pelo C1 e K1 Feminino e Pedro Aversa garantiu um bronze pelo C1 Masculino. 
 
Resultados gerais online
 
Quadro de Medalhas no Campeonato Pan-americano 2017
 
Ouro
Guilherme Rodrigues – K1 Masculino Júnior
Omira Estácia – K1 Feminino Júnior
Beatriz da Motta – C1 Feminino Júnior
Felipe Borges – C1 Masculino
Renan Soares – K1 Extremo Masculino
Omira Estácia – K1 Extremo Feminino
Renan Soares, Guilherme Mapelli e Fábio Rodrigues – K1 Masculino por Equipes
 
Prata
Gustavo Selbach Júnior – C1 Masculino Júnior
Marina Souza – K1 Feminino
Marina Souza – K1 Extremo Feminino
Gustavo Selbach Júnior, Kauã da Silva e Bruno Cataldo – C1 Masculino Júnior por Equipes
Felipe Borges, Leonardo Curcel e Thiago Serra – C1 Masculino por Equipes
 
Bronze
Guilherme Mapelli – K1 Masculino 
Daniel Negrão, Guilherme Santo e Guilherme Rodrigues – K1 Masculino Júnior por Equipes
 
 
Quadro de Medalhas no Sul -americano 2017
 
Ouro
Omira Estácia – K1 Feminino Júnior
Omira Estácia – C1 Feminino Júnior
 
Prata
Daniel Negrão – K1 Masculino Júnior m
Kauã Luiz da Silva – C1 Masculino Júnior
Marina Souza – K1 Feminino
Marina Souza – C1 Feminino
Fábio Rodrigues – K1 Masculino
 
Bronze
Pedro Aversa – C1 Masculino 
 
 
Equipe Brasileira na Costa Rica
 
Equipe Técnica 
Antônio Carlos Pinto – Chefe de Equipe
Ricardo Martins Taques – Técnico 
Diorgines Antunes da Silva – Fisioterapeuta
Gustavo Chaves Brandão – Preparador Físico 
 
Atletas
Guilherme Marcello Mapelli
Renan Henrique Soares
Felipe Borges da Silva
Leonardo Lucas Curcel
Bruno Cataldo Cruz
Marina Souza Costa
Fabio Scchena Dias Rodrigues
Guilherme Henrique Valentim de Loredo
Lucas Faria Boretti
Guilherme Eduardo do Espírito Santo
Thiago Saldanha Serra 
Pedro Henrique Avansi Aversa
Guilherme Schena Dias Rodrigues
Murillo Guilherme da Silva Sorgetz
Daniel Negrão Carrasco
Gustavo Selbach Junior
Kauã Luiz Amaral da Silva
Omira Maria Estacia Neta
Beatriz De Paula Simões Da Motta
 
Resultados online
Escritório:
Av Pedro Basso, 700 CEP: 85863-756
Bairro: Alto São Francisco
Foz do Iguaçu - Paraná
Telefone: +55 45 3027 2052