Copa Brasil de Caiaque Polo

Para abrir os Jogos de Aventura e Natureza na Região do Norte Pioneiro do Paraná, Tomazina sediou a Copa Brasil de Caiaque Polo de 10 a 12 de outubro contando com a presença de 6 equipes masculinas e 5 equipes na categoria mista.

Promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), os JANs unem modalidades de terra, água e ar, aproximando a comunidade do esporte e valorizando as belezas naturais da região. O formato itinerante busca movimentar a economia local, incentivar o turismo esportivo e fortalecer o desenvolvimento regional com impacto direto no comércio, hotelaria e gastronomia dos municípios-sede.

Segundo o diretor de Inovação da Secretaria do Esporte, Tiago Campos, o sucesso do projeto reflete o compromisso do Paraná em democratizar o acesso às práticas esportivas. “A cada nova edição, os Jogos de Aventura e Natureza se consolidam como um dos maiores projetos esportivos e turísticos do país. Nesta etapa, o Norte Pioneiro será o cenário de uma grande integração entre esporte, lazer, turismo e desenvolvimento sustentável. É o esporte movimentando pessoas e oportunidades por todo o Paraná”, destacou.

A programação da etapa inclui mais de 80 modalidades e atividades, entre competições, oficinas e apresentações. Em Tibagi, o público poderá acompanhar provas de voo livre, flag football e cross country. Já Tomazina recebe disputas de caiaque polo, canoagem slalom, velocross, levantamento de peso olímpico e vôlei de praia, além de oficinas de caiaque e rugby.

Em Siqueira Campos, o destaque fica para o paraquedismo, canoagem velocidade, cross games, rally de velocidade e o tradicional Festival da Família, com brinquedos infláveis, apresentações culturais e atividades recreativas para todas as idades.

O presidente da Federação Paranaense de Canoagem, João Emerson dos Santos Kondo, afirmou que a disciplina do Caiaque Polo é de fundamental importância para o desenvolvimento da iniciação do esporte da canoagem, seja ela qual for a disciplina a ser escolhida pelo jovem atleta no futuro:

“A FEPACAN sempre entendeu que a iniciação do esporte da canoagem deve se dar, preferencialmente, pelo Caiaque Polo. Trata-se da modalidade mais realizada em ambiente mais seguro possível, pois se faz em pequenos espaços e é a disciplina com o maior número de fundamentos, ou seja, aprendendo o Caiaque Polo a criança estará muito melhor preparada para qualquer outro estilo que pretender desenvolver no futuro. Gostaria de agradecer ao supervisor da Confederação Brasileira de Canoagem da modalidade de Caiaque Polo que acredita em nosso propósito de incentivar essa disciplina. Em um futuro próximo é possível que o Paraná estruture mais clubes voltados a essa disciplina, estamos buscando isso junto ao Governo do Estado”.

Rafael Barbieri, Supervisor da Modalidade de Caiaque Polo, da Confederação Brasileira de Canoagem agradeceu o apoio do Município de Tomazina, porém cobrou mais participações das equipes locais nos eventos nacionais:

“Para nós do Caiaque Polo é sempre muito bom vir a Tomazina que investiu em uma grande estrutura para o nosso esporte. Temos que prestigiar sempre quem demonstra afeição para o Caiaque Polo e, de uma forma ou outra, investe nessa disciplina que ainda é muito pequena no Brasil. Porém sentimos muita falta dos times de Tomazina nos eventos nacionais. É necessário que integrem mais o circuito nacional dessa disciplina. Sabemos que o foco maior aqui é a Canoagem Slalom, porém para que possamos voltar com maior frequência Tomazina terá que participar em pelo uma etapa do Brasileiro fora daqui, caso contrário as equipes não terão interesse em retornar, o que seria lamentável diante da estrutura aqui existente”.

CAIAQUE POLO – RESULTADOS

Fotos: www.facebook.com/100093684527385/posts/705010982631713/?mibextid=wwXIfr&rdid=dAv0vJc0vxuHLwrw#