Campeonato Paranaense de Caiaque Cross

Mais um evento realizado dentro da programação oficial dos Jogos de Aventura e Natureza promovidos pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Esporte e Paraná Esporte. Dessa vez aconteceu o Campeonato Paranaense de Caiaque Cross na encantadora Cidade de Morretes, no litoral do Estado, contando com a presença de atletas das Cidades de Foz do Iguaçu, Tomazina e Tibagi.

No dia 12 de julho, sábado, foram realizadas as provas de Tomada de Tempo ou Time Trial, que a partir dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, também começará a valer medalha se tornando mais uma possibilidade real para a Canoagem Slalom brasileira que possui ótimos velocistas em corredeiras. Dia 13, domingo, aconteceram as eliminatórias, semifinais e finais do Caiaque Cross que já é disciplina olímpica desde os Jogos de Paris.

A ATOCA – Associação Tomazinense de Canoagem acabou o evento com 1.375 pontos, contra 1.275 pontos do IMEL – Instituto Meninos do Lago e 100 pontos do Clube SEMEANDO SONHOS da Cidade de Tibagi, que esteve presente com apenas um atleta em virtude de outros compromissos anteriormente agendados.

RESULTADOS-CAIAQUECROSS-MORRETES-V2

MORRETES

A Secretaria Municipal de Esporte de Morretes, através do Secretário Darcicly Junqueira e seu Diretor Luan Perin, atenderam prontamente todas as necessidades das equipes e da própria organização realizada pela Federação Paranaense de Canoagem, transformando a competição em um evento de grande satisfação entre os atletas, treinadores  e dirigentes.  Como bem destacou o Presidente da Federação Paranaense de Canoagem, João Emerson dos Santos Kondo, todos os protagonistas deixaram registrado um QUERO MAIS para o Secretário de Esporte, :

“Fomos muito bem recebidos na Cidade de Morretes pelo Secretário de Esporte e seu Diretor, assim como por toda a população com quem tivemos contato. Foi um evento excepcional na questão organizacional e de receptividade. Gostaria de externar nossos agradecimentos ao Secretário Estadual de Esporte, Hélio Wirbiski e todo o seu time capitaneado pelo Tiago Campos, que são parceiros da canoagem paranaense há um bom tempo possibilitando o desenvolvimento do nosso esporte no Estado, bem como ao Secretário Darcicly e seu Diretor Luan Perin que estiveram o tempo todo conosco nos auxiliando nas tarefas diárias. Não é sempre que encontramos uma secretaria de esporte tão proativa como a de Morretes. Ganhamos dois grandes amigos aqui”.

Para o Secretário Darcicly o evento foi um sucesso que deverá render muitos frutos em um futuro próximo:

“Vários atletas vieram elogiar a Cidade e a boa estrutura montada pela Secretaria Estadual de Esporte bem como os alojamentos que disponibilizamos para as equipes que necessitam desse apoio para estarem presentes. Parece ser consenso entre os participantes, inclusive do próprio representante da Confederação Brasileira de Canoagem que esteve auxiliando na organização de prova, que o local é perfeito para eventos de iniciação e assim, muito possivelmente, teremos para o ano que vem o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom aqui em Morretes”.

PISTA DE CANOAGEM E ESCOLINHA SOCIAL

Todo o Município de Morretes encanta com suas belíssimas paisagens incrustada no Complexo do Marumbi, local considerado Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pela UNESCO, devido a proteção à Floresta Atlântica. Os rios Nhundiaquara e o Rio Marumbi são bastante interessantes para a prática da canoagem, especialmente para escolinhas pois existem locais de fácil acesso e bastante seguros.

Em visita técnica ao Rio Marumbi, acompanhado do Secretário Darcicly, os dirigentes da Federação Paranaense de Canoagem conheceram e se encantaram com um local definido como “Ponte Molhada” que cruza o Rio Marumbi. Mesmo com pouco volume de água nos meses de inverno, é um local estratégico do ponto de vista de implantação de escolinha social, pois está praticamente dentro da Cidade não havendo necessidade de transporte municipal para levar os atletas sem contar que o local já conta com uma estrutura de camping para guarda dos equipamentos e banheiros.

Para Argos Rodrigues, Diretor da FEPACAN, o Rio Marumbi é perfeito para a iniciação da canoagem:

“Para quem não conhece o esporte, este local à jusante da Ponte Molhada pode parecer sem condição de uso para a Canoagem Slalom, pois aparentemente é pequeno o volume de água, pouco desnível e sem profundidade que são essenciais para a disciplina. Mas não é bem assim, com apenas uma semana de trabalho de uma escavadeira hidráulica com apoio de um caminhão, é possível ser feita uma pista muito boa para a iniciação que é o nosso principal objetivo no litoral paranaense. Precisamos implantar um núcleo de águas brancas aqui e não existe local logisticamente mais atrativo”.

Em resposta o Prefeito Junior Brindarolli mostrou-se otimista com a possibilidade:

“Traga-nos os projetos de como a canoagem paranaense e brasileira podem auxiliar o Município de Morretes no desenvolvimento social, turístico e esportivo que, com toda certeza, seremos parceiros. O Município está de porta abertas para boas iniciativas que tragam prosperidade para o comércio local e, principalmente, para as nossas crianças seja através do esporte ou do próprio turismo, transformando-os em guias no futuro”.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CANOAGEM – CBCa

Estiveram presentes auxiliando na organização da prova o Supervisor de Canoagem Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem, Leonardo Bueno e seu colaborador Germano Tricanico que ficaram também encantados com o local, conforme palavras do próprio Diretor:

“Não sou do Paraná sendo a primeira vez que venho a Morretes e estou realmente encantado com esse local. Esses restaurantes maravilhosos, o rio passando limpo no centro da Cidade, matas, florestas por todos os lados, passeios de trem que não são comuns no Brasil, artistas locais tocando violino na praça central enquanto montávamos a pista é para transformar essa nossa experiência como inesquecível e vou me esforçar para mostrar esse paraíso para os demais atletas de outros estados, inserindo no calendário do Jogos de Aventura e Natureza de 2026 o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom de Iniciantes o qual espero contar com mais de 200 atletas de todo o Brasil”.

SECRETARIA DE ESPORTE DO ESTADO DO PARANÁ  

“Em nome do nosso Secretário Hélio Wirbiski gostaria de agradecer imensamente a Confederação Brasileira de Canoagem, ao Município de Morretes e a Federação Paranaense de Canoagem que é nossa parceira de longa data, pelo bonito evento realizado nos Jogos de Aventura e Natureza com essa nova modalidade olímpica que é o Caiaque Cross. Morretes possui vários locais magníficos para a exploração da canoagem seja no lado esportivo como também para o turismo e estamos felizes quando percebemos que a administração pública local pretende como legado de um evento continuar o trabalho através de implantação de escolinhas. Esse é um dos objetivos dos Jogos de Aventura e Natureza e se Deus quiser no ano que vem estaremos juntos novamente com o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom de Iniciantes, já com a presença de atletas morretenses”.